Carregando...

Serasa aponta mais dívidas entre solteiros e divorciados

A Serasa, uma das mais conceituadas agências de informações de crédito no Brasil, lançou recentemente um estudo que indicou uma tendência preocupante.

Nesse sentindo, os solteiros e divorciados têm mais dívidas e demoram mais tempo para quitá-las comparado a outros estados civis.

A análise conduzida pela Serasa envolveu o perfil de crédito de milhares de brasileiros, por todas as regiões do país.

Os resultados apresentam um grave problema socioeconômico que exige soluções eficientes no campo de gerenciamento de finanças pessoais.

O Perfil dos endividados segundo o Serasa

Serasa aponta mais dívidas
Serasa aponta mais dívidas

O estudo da Serasa agrupou os dados coletados de acordo com o estado civil dos indivíduos: solteiros, casados, divorciados/separados, viúvos e outros.

Descobriu-se que os solteiros representavam o grupo com mais dívidas, seguidos pelos divorciados.

Além disso, esses dois grupos também levavam mais tempo para pagar suas dívidas, indicando uma dificuldade maior em lidar com sua situação financeira.

Existem vários fatores que podem explicar esses resultados.

Primeiro, as pessoas que são solteiras ou divorciadas geralmente têm apenas uma única fonte de renda. Isso pode dificultar o pagamento de dívidas em comparação com indivíduos casados, que possuem a possibilidade de combinar rendimentos.

Além disso, os divorciados podem encontrar dificuldades financeiras adicionais devido aos custos associados ao divórcio.

Tecnologia a favor das finanças pessoais

Sendo assim, a boa notícia é que existem muitas soluções tecnológicas disponíveis para ajudar a lidar com dívidas e melhorar a saúde financeira.

Uma delas é o aplicativo “Serasa” disponível para Android e iOS. Esse app permite que os usuários acompanhem sua pontuação de crédito, recebam dicas de como melhorar seu perfil de crédito, além de oferecer opções de negociação de dívidas diretamente através da plataforma.

Veja a avaliação do app Serasa no Google Play: 4,5/5 com mais de 330 mil avaliações.

Apps Auxiliares para o controle das dívidas no Serasa

Outra tecnologia útil para o gerenciamento de dívidas é o aplicativo “GuiaBolso”, que permite que os usuários rastreiem seus gastos e criem orçamentos.

Ele conecta-se diretamente às contas bancárias dos usuários, fornecendo uma visão em tempo real dos gastos e auxiliando na identificação de oportunidades de economia.

Então, veja a avaliação do app Guiabolso no Google Play: 4,1/5 com mais de 80 mil avaliações.

Mobills é outro aplicativo voltado para a gestão financeira pessoal que merece ser mencionado.

Então, ele oferece uma variedade de recursos para ajudar os usuários a manterem-se em dia com suas dívidas, incluindo notificações de vencimento de contas, auxilia no monitoramento da pontuação de crédito e também fornece dicas de finanças pessoais.

Agora, veja a avaliação do app Mobills no Google Play: 4,6/5 com mais de 300 mil avaliações.

Conclusão

Embora os resultados do estudo da Serasa sejam inquietantes, eles também fornecem uma oportunidade de conscientização sobre a importância do gerenciamento de dívidas.

Aplicativos mencionados

Serasa

GuiaBolso

Mobills

É vital que as instituições financeiras, empresas de tecnologia e entidades governamentais continuem a trabalhar em conjunto para fornecer ferramentas.

Então a educação financeira para todos, independentemente do estado civil.